Correios de Angola – Um Projecto Comprometido com Resultados!

A empresa Nacional de Correios e Telégrafos de Angola (ENCTA), mais conhecida por Correios de Angola, tem desempenhado um papel social e económico importante no desenvolvimento de Angola ao longo dos seus 222 anos de existência. Por sua basta capilaridade de infraestruturas, tem contribuído de forma significativa para a realização de projectos públicos e privados.

No âmbito da estratégia da empresa, nomeadamente na definição de missão, visão e valores, encontramos a afirmação: “Através de um quadro de colaboradores qualificados e mobilizados em torno da prestação do serviço e do respeito irrepreensível pelo cliente.” Tal afirmação nos permite concluir que “Correios de Angola” são uma instituição que possui a consciência de que seu Capital Humano é seu maior activo intangível e elemento fundamental para a consolidação das mudanças pretendidas. Portanto, o investimento em projectos de fortalecimento da gestão de pessoas é uma acção estratégica para o atingimento das metas e dos elevados patamares aos quais a empresa deve e merece chegar.

Desta maneira, o Projecto de Reestruturação e Desenvolvimento do Capital Humano dos Correios de Angola, torna-se elemento de grande relevância para a consolidação das mudanças e metas estratégicas definidas para a empresa, uma vez que, são as pessoas que promovem o crescimento, constroem a história e o legado das instituições.

Para a realização deste projecto a BestWay Consulting apresenta soluções desenvolvidas à medida em conjunto com o cliente por meio da actuação de um gestor de projectos e de consultores experientes e altamente qualificados com o compromisso de atingir os objectivos traçados; apresentar resultados positivos e eficazes.

O referido projecto acontece em três diferentes fases: recadastramento e prova de vida dos trabalhadores em todo o território nacional; reestruturação funcional, qualificador ocupacional e plano de cargos e salários; formação para directores nacionais.

As acções previstas no projecto vão permitir a reorganização de toda a estrutura funcional da empresa com a reorganização das categorias laborais, funções de chefia, de forma optimizada e com a criação de requisitos claros para o ingresso na carreira e para a progressão profissional. A elaboração de um qualificador ocupacional e de uma tabela salarial que funcionem na prática com a apresentação clara de requisitos mínimos para as categorias, níveis salariais por formação ou antiguidade, permite a redução da desigualdade, permite maior transparência na política salarial e, consequentemente, maior confiabilidade e motivação por parte dos trabalhadores. O principal resultado que atingiremos será o fortalecimento institucional dos Correios de Angola a funcionar de maneira alinhada com as melhores práticas de Gestão de Pessoas, a promover melhorias significativas e determinantes para o atingimento das metas estratégicas da instituição.

Comentar